conteúdo do menu

Prefeitura de Cristalândia

conteúdo principal
conteúdo principal

Notícia

 

O Fórum da Agenda 21, desenvolvido em diversos países para difundir os 17 objetivos estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Meio Ambiente, também ocorreu em Cristalândia. A programação ocorreu no dia 09 de novembro, no Polo EAD de Cristalândia envolvendo a comunidade local.

Conforme destaca o secretário municipal de Meio Ambiente, João Ilário Barros, a disseminação desses objetivos também é foco da gestão municipal de Cristalândia, que prioriza por desenvolver, durante todo o ano, ações voltadas à preservação do Meio Ambiente e dos recursos naturais.

Entenda:

As metas do milênio foram estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, com o apoio de 191 nações, e ficaram conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Eram 8 Objetivos: Acabar com a fome e a miséria; Oferecer educação básica de qualidade para todos; Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; Reduzir a mortalidade infantil; Melhorar a saúde das gestantes; Combater a Aids, a malária e outras doenças; Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; Estabelecer parcerias para o desenvolvimento

Em 2015, uma nova negociação reformulou a proposta estabelecendo os “Objetivos Desenvolvimento Sustentável (ODS)” para nortear as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional nos próximos quinze anos sucedendo os ODMs. 

Os ODSs contemplam uma agenda com 17 Objetivos e 169 metas para serem atingidos até 2030, para ações de justiça e melhoria em 5 pontos cruciais por um mundo melhor: “Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias”

Os 17 ODS são:

  1. Erradicação da Pobreza
  2. Fome Zero
  3. Saúde e Bem Estar
  4. Educação de Qualidade
  5. Igualdade de Gênero
  6. Água Potável e Saneamento
  7. Energia Limpa e Acessível
  8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico
  9. Industria, Inovação e Infraestrutura
  10. Redução das Desigualdades
  11. Cidades e Comunidades Sustentáveis
  12. Consumo e Produção Responsáveis
  13. Ação Contra a Mudança Global do Clima
  14. Vida na Água
  15. Vida Terrestre
  16. Paz, Justiça e Instituições Eficazes
  17. Parcerias e Meios de Implementação

 

Com informações do Site: http://socioambientalonline.com.br/os-17-objetivos-do-desenvolvimento-sustentavel/

O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo