conteúdo do menu

Prefeitura de Cristalândia

conteúdo principal
conteúdo principal

Notícia

A população de Cristalândia (distante cerca de 150 km da Capital, na região Centro-Oeste do TO) será a primeira no Estado do Tocantins a contar com um espaço público destinado a realizar procedimentos cirúrgicos oftalmológicos totalmente gratuitos, o Centro será inaugurado nesta quinta-feira, 29, com um mutirão de cirurgias que atenderá mais de 100 cidadãos, numa expectativa de realizar cerca de 200 operações oculares, a exemplo de cirurgias de catarata.

A estrutura inovadora no Estado conta com os quatro equipamentos essenciais para a realização de cirurgias do tipo, a exemplo do microscópio de lente e do microscópio ocular. A inauguração do centro acontece às 7h30, no Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Cristalândia, com a presença do prefeito de Cristalândia Big Jow, da vice-prefeita Rosilene Rodrigues, do secretário de Saúde, Wilkey Fernando Lourenço e autoridades locais.  

“Essa é uma demanda da população aguardada por muito tempo e que nós priorizamos na nossa gestão, dedicando investimentos e trabalho e agora estamos felizes em poder realizar”, destaca o prefeito Big Jow, assegurando que os procedimentos serão realizados mensalmente até finalizar a demanda reprimida.

A vice-prefeita Rosilene Rodrigues enfatiza que realizar as cirurgias oftalmológicas é seguir os objetivos da atual gestão municipal. "Conceder qualidade de vida para a nossa população sempre foi nossa prioridade", disse.


Mutirão


No mutirão desta quinta, 29, serão atendidos os cidadãos que já fizeram o cadastro anteriormente e foram submetidos aos exames pré-operatórios necessários (eletrocardiograma e exames laboratoriais), que, inclusive foram fornecidos pelo Município de Cristalândia de forma gratuita, nesta terça-feira, 27 e nesta quarta, 28, no HPP Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.


Conforme explica o secretário de Saúde, Wilkey Fernando Lourenço, por vezes um mesmo paciente precisa de mais um procedimento, que já será realizado de forma concomitante pela equipe médica.


Executam os procedimentos uma equipe formada por dois médicos cirurgiões oftalmológicos, dois médicos assistentes, e dois profissionais de enfermagem, além de técnicos de enfermagem.  Para a formação da equipe, de forma a otimizar os recursos públicos e garantir o princípio da economicidade, a Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde, firmou parceria com o Instituto Idesp, que ofereceu condições financeiras mais adequadas aos cofres municipais.


O Instituto é uma entidade civil de direito privado, sem fins econômicos, que desenvolve atividades de garantia de direitos sociais desde o ano de 2001, serviços com cobertura e qualidade compatíveis com a necessidade dos indivíduos, famílias, grupos e coletivos sociais. Os trabalhos desenvolvidos pelo Instituto envolvem sua equipe técnica e parcerias com políticas sociais presentes nos municípios.


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo