conteúdo do menu

Prefeitura de Cristalândia

conteúdo principal
conteúdo principal

Notícia

 

No dia 27 de agosto é comemorado o Dia da Limpeza Urbana e sua importância não está ligada apenas à responsabilidade do poder público em realizar a limpeza da nossa cidade, mas principalmente: Manter a Cidade Limpa é Responsabilidade de Todos.

Na tarefa de preservar e defender o meio ambiente para as presentes e futuras gerações, o poder público e a coletividade devem trabalhar em conjunto. Por isso, além de cobrar dos governantes coleta de lixo regular e ações para o tratamento e gestão de resíduos sólidos, você como cidadão precisa se conscientizar e não despejar entulhos nos canais ou atirar lixo na rua.

A limpeza urbana é fundamental para garantir a saúde pública. Um ambiente sujo é sinônimo de proliferação de doenças e nós, consumidores, podemos colaborar com a limpeza da nossa cidade a partir da adoção de hábitos simples:

Ø   Seja cuidadoso com a embalagem ao descartar seu resíduo. Resíduos mal embalados podem perfurar ou rasgar as sacolas e se dissiparem, oferecendo risco de contaminação para as pessoas e meio ambiente;

Ø   Não descarte móveis e entulhos em locais inadequados. Móveis, eletrodomésticos e resíduos da construção civil exigem um descarte mais cuidadoso devido ao peso e dimensão. Se deixados em locais inapropriados, podem contribuir para a proliferação de pragas e, com as chuvas, acabam em bueiros, córregos e ocasionam enchentes. Solicite a retirada desse tipo de resíduo pela prefeitura ou leve até Pontos de Entrega Voluntária (PEV).

Ø   Fique atento aos dias e horários de coleta de resíduos. Contribua para que o serviço de limpeza pública seja mais eficaz. Por isso, informe-se sobre os dias e horários em que de coleta de resíduos ocorre, buscando mantê-los nas ruas menos tempo possível. Assim, evita-se o acúmulo de resíduos nas ruas e calçadas e se reduz o risco de proliferação de pragas.

Ø   Deixe os sacos de lixo bem fechados e fora do alcance de animais domésticos, que podem rasgar as sacolas e espalhar os resíduos atrás de restos de comida.

Faça sua parte! Com a sua contribuição, nossa cidade fica ainda mais limpa e bem cuidada.


Fonte: VRP Ambiental, 2020.

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo