conteúdo do menu

Prefeitura de Cristalândia

conteúdo principal
conteúdo principal

Notícia

Você sabia que no dia 02 de julho é comemorado o Dia Nacional do Bombeiro? O Dia do Bombeiro foi criado para homenagear esse profissional que salva vidas todos os dias e serve também para conscientizar a população sobre a importância desse profissional no combate as queimadas e atender o Protocolo do Fogo que é um instrumento fundamental com ações ostensivas e preventivas, para prever, controlar e combater o fogo.

Os bombeiros são conhecidos principalmente por combater queimadas, mas além disso, podem ser acionados para ajudar em resgates, seja de pessoas ou animais, desastres naturais, preservação dos patrimônios ameaçados de destruição, entre outros.

Nesta época do ano o trabalho dos bombeiros aumenta bastante, devido os grandes casos de incêndios florestais. Por isso, faça sua parte e evite as queimadas. Não faça Queimadas sem autorização, não jogue pontas de cigarro nas estradas; não faça a queima de lixo doméstico; não queime o lixo próximo a vegetação; tome cuidado ao manejar foguetes e focos de artifícios.

Os incêndios florestais afetam o meio ambiente, comprometendo a qualidade do solo, da água, da vegetação e do ar. Além disso, a fumaça é toxica e agrava as doenças respiratórias. O Fogo pode ainda secar nascentes e reduzir a disponibilidade de água potável. Ao atingir casas, plantações e a rede elétrica, traz enormes prejuízos socioeconômicas para as famílias e o pior, coloca em risco a vida das pessoas.

Além disso, a queima de lixo, ainda que em propriedades particulares é crime. A Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605, descreve no artigo 54 o crime de poluição, que configura o ato de causar poluição, que coloque em risco a saúde humana ou segurança dos animais, ou destrua a flora.

Se você tem o hábito de queimar lixo, mesmo que na sua casa, fique atento! Além de estar provocando vários danos ao meio ambiente e até mesmo a saúde das pessoas, você pode levar uma multa e até mesmo ser preso.

Seja consciente! Ajude o trabalho dos bombeiros e preserve o meio ambiente. Fonte: VRP Ambiental, 2020. 

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo