Congresso da Flacma orienta prefeitos latinos americanos a fortalecer economia e gerar desenvolvimento local

por Vitória Consultoria publicado 28/08/2017 15h31, última modificação 28/08/2017 15h31
Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida nas cidades e comunidades locais, solucionar problemas relacionados ao desenvolvimento econômico, descentralização dos municípios para aumentar a governabilidade, fortalecimento da economia local, a diminuição da criminalidade e outros, prefeitos de todo País participam do XI Cumbre Hemisférica de Alcaldes, este ano realizado no México.

Do Brasil, participam mais de 25 prefeitos, entre eles o de Cristalândia, Cleiton Batatinha. Representantes de organismos multilaterais, organizações políticas e financeiras, redes e instituições que trabalham para impulsionar o desenvolvimento local integram o grupo de participantes do Congresso.

Sob a temática Desenvolvendo a Capacidade e Inteligência dos Governos Locais Para Garantir a Sustentabilidade, lideres de 22 países explanaram sobre o assunto para cerca de 2 mil pessoas. O Brasil também debateu o assunto através do vice-presidente do parlamento do Mercosul, Roberto Requião, do governador de São Paulo, Geraldo Alckimin, e do governador do distrito-federal, Rodrigo Rollemberg.

O prefeito, Cleiton Batatinha, informou que os temas debatidos no congresso irão ajudar os prefeitos de cidades pequenas e com renda baixa, a investirem de forma correta para que os munícipes melhorem a economia local e com isso, diminuem a pobreza, a violência, aumentem a economia e melhorem a qualidade de vida.

" Neste evento tive a oportunidade de conversar e conhecer a realidade de muitas cidades brasileiras e de outros países. Vi que não é somente Cristalândia que passa por momentos ruins, mas a maioria dos municípios, e aqui estou tendo a oportunidade de conhecer projetos realizados por várias cidades que fizeram a diferença na economia local e melhoraram a qualidade de vida dos munícipes", explicou Batatinha.

Durante as palestras, o prefeito apresentou o município de Cristalândia como a terra do Cristal. Segundo eles, os participantes do evento ficaram encantados com o potencial da cidade, nesse sentido, e ele aproveitou para firmar parcerias que irão movimentar o comércio local com o Cristal que é patrimônio da cidade.

O Congresso é promovido pela Federação Latino Americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (Flacma). No Brasil a Flacma tem parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM).