CAMPANHA USO CONSCIENTE E REUSO DA ÁGUA

0

A água é fonte da vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para viver. No entanto, por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam poluindo os rios, destruindo as nascentes, além da falta de conscientização e o do uso indiscriminado.

Este recurso é essencial para garantir alimento e qualidade de vida. Portanto, a Secretária de Meio Ambiente de Cristalândia separou uma lista com nove dicas práticas de como economizar água em casa. Veja as sugestões abaixo:

– Tome banhos curtos e feche o registro ao passar sabonete e xampu; Banho com aquecedor por 15 minutos, por exemplo, consome 135 litros de água em uma casa. Com o registro fechado no ensaboamento e uma duração de 5 minutos, o consumo cai para 45 litros.

– Não lave a calçada com mangueira. Use a vassoura para limpar o local. Se a lavagem dura 15 minutos e a mangueira fica aberta, o gasto pode chegar a 280 litros.

– Não lave o carro com a mangueira; use um balde. Se a lavagem dura 30 minutos e a mangueira fica aberta, o gasto pode chegar a 560 litros. Com o balde, cai para 40 litros.

– Antes de lavar a louça, retire e excesso de comida com a esponja, sem usar água; deixe a torneira fechada ao ensaboar. O consumo pode cair de 240 litros para 20 litros.

– Acumule as roupas para utilizar a máquina de lavar na capacidade máxima. Faça o mesmo com a louça.

– Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba.

– Muita atenção com vazamentos dentro do imóvel; corrija-os o mais rápido possível.

– Molhe as plantas à noite e prefira um regador à mangueira, que pode gastar até 190 litros em 10 minutos.

– A água das piscinas montadas para as crianças também pode ser mais bem aproveitada: depois do mergulho, use a água para lavar o quintal, por exemplo.

– Reaproveite a água da máquina de lavar: A água que a máquina de lavar roupa usa para o enxague pode ser utilizada para limpar o chão da cozinha ou do quintal. Basta retirar a mangueira de vazão do cano e desviar o fluxo para um balde.

– Colete a água da chuva: Use algum recipiente para coletar a água da chuva. É importante que tudo esteja bem tampado, para evitar a proliferação de mosquitos que propagam doenças, como a dengue. Nada de tampas soltas, lona, madeiras ou telhas. A água da chuva pode ser utilizada para descarga, limpeza do quintal, do carro e do chão de casa. Porém, não é apropriada para consumo humano ou de animais,

Compartilhe

Comente